Workshop IFF destaca como potencializar a performance da farinha nacional a partir de diferentes trigos

Abitrigo
27/09/2022

A IFF (International Flavors & Fragrances) promoveu, na tarde da segunda-feira, 26/09, um Workshop durante o Congresso do Trigo, que buscou responder como potencializar a performance da farinha nacional a partir de diferentes trigos, com a palestra do Especialista de Aplicação Senior para pães artesanais em moagem de trigo da empresa, João Ricardo Camilo Dias.

O palestrante iniciou sua apresentação destacando o fato interessante de que nestes últimos dois anos muitas coisas aconteceram, não somente no panorama externo fabril do agronegócio, da economia e social. Segundo ele, antes de tudo é importante entender que a missão da indústria é aplicar a ciência e a criatividade para um mundo melhor e não ser apenas um fornecedor de ingredientes, mas sim nutrir o mundo.

“Nós estamos diante da produção, cuidando do planeta, aproveitando a experiência, a ciência e a imaginação para novas possibilidades, e com isso criar melhores resultados. Ao longo de nosso atendimento na América Latina uma das premissas mais importantes que escutamos nos moinhos de trigo onde estamos é ‘não queremos apenas produzir mais, queremos produzir melhor’, e isso está alinhado com a nossa missão”, afirmou João Ricardo

Dessa forma a empresa buscar transformar o setor por meio do design de produtos, liberando o potencial dos talentos e oferecendo melhores resultados aos clientes e para o mundo, moldando o futuro da indústria para melhor.

Nesse cenário, foi gerado uma combinação de carteiras complementares que se baseiam no melhor das competências e talentos. De um lado a IFF, líder global em sabores aromas e nutrição, e do outro a Dupont Nutrição e Biociências. Esses dois blocos se uniram e se transformaram em uma empresa combinada onde o total de vendas pode chegar a aproximadamente 11 bilhões de dólares por ano, com plataformas de inovação e P&D mais concisas e afirmativas, e com foco orientado no consumidor final.

“Estamos atentos as necessidades a qual o mundo nos coloca e com isso essa empresa combinada gerou o que somos hoje, a nova IFF”, salientou o especialisra.

Os novos desafios fizeram a IFF entender que as necessidades dos moinhos precisavam ser atendidas mediante a situação de originação do trigo que já não eram mais as mesmas, seja por questões de disponibilidade, por porte ou busca, ou mesmo por desafios cambiais e de economia.

“Com isso, entendemos que era importante fazer um trabalho onde o objetivo principal fosse buscar opções de reforço de oxidação com o uso de enzimas oxidativas e complexos xilanases, com a finalidade de prover soluções que eliminem os impactos das variabilidades de qualidade de proteína frente às variações de trigo. No Brasil temos uma maior oferta de trigo nacional e estamos conscientes de que nosso esforço tem que ser conjunto ao esforço da Abitrigo para incentivar a indústria nacional a trabalhar com a originação local”, explicou.

Com isso a empresa passou a trabalhar a oxidação considerando o reforço da rede de glúten, em paralelo a um forte trabalho na América Latina com moinhos que trabalham com a substituições do ADA (asa carbonamida) e do ácido ascórbico.

Diante da variedade de sementes nacionais disponibilizadas ano a ano no Brasil, além das variações climáticas e da qualidade de solo no território nacional, os produtores de farinha encontram enormes desafios em face das muitas variáveis quando comparados a outros países.

“A IFF tem trabalhado fortemente com todo o seu portfólio para ajudar seus clientes a definir o melhor uso (custo-benefício) e buscar a melhor performance em produtos produzidos com trigos de diferentes origens”, pontuou o especialista da IFF.

Grindsted Powerbake Clean 920

Durante o Workshop, o palestrante apresentou o Grindsted Powerbake Clean 920, uma linha da IFF que atende a necessidade de substituição do glúten vital, mas que testada em outros segmentos atingiu performance e resultados que são muito consistentes.

O Grindsted Powerbake Clean 920 é uma solução exclusiva e de última geração que a IFF recentemente passou a disponibilizar para a indústria de panificação na América do Sul. Por meio dela, fabricantes de pães industrializados podem criar produtos mais em sintonia com o desejo do consumidor que busca por formulações mais simples e com ingredientes que ele conhece. Essas são facetas do clean label (‘rótulo limpo’), um movimento que se fortalece em todo o mundo e que, cada vez mais, poderá ter peso nas decisões de compra de alimentos industrializados, incluindo pães.

“O rótulo limpo é um movimento do consumidor com preferências por escolhas mais saudáveis, naturais e éticas, seja no âmbito individual, social ou ambientalmente”, define o especialista.

O Grindsted Powerbake Clean 920 atende o apelo pelo rótulo limpo, com excelente desempenho do produto, com aplicação rápida, uma solução única em pós, podendo ser aplicado em pão de forma, integral e pão de hamburger. Como benefício para o processo aumenta a tolerância da massa, permitindo que a maquinabilidade seja preservada. “E, principalmente, manter a qualidade do produto, onde resultados constantes são mantidos mesmo com diferentes parâmetros”, finalizou o especialista da IFF.

Deixe sua opinião