O consumo da farinha de trigo e de seus derivados – como pães, massas, bolos, biscoitos – além de gostoso é fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada.
O trigo é fonte de carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro, ácido fólico. É um dos principais fornecedores de energia para o nosso dia a dia, atua na prevenção de diversas doenças e fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Em falta, resulta em cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa magra.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo. Só em 2017, foram consumidas mais de 740 milhões de toneladas.
O trigo é uma gramínea, um cereal, cujos grãos são pequenos, de forma oval e recobertos por uma casca dura.
O grão de trigo é dividido em casca, gérmen e endosperma. Cada uma destas partes tem suas características e respectiva importância para a alimentação humana:
Pães, bolos, massas e biscoitos são gostosos e fazem parte de uma alimentação saudável.
Segundo o Ministério da Saúde o trigo faz parte do grupo dos alimentos energéticos, que devem ser consumidos em maior quantidade (de 6 a 11 porções por dia, dependendo da idade e do estado de saúde de cada pessoa).
É a parte mais preciosa dessa planta, é fonte de energia, vitaminas e proteínas e pode ser moída dando origem à farinha de trigo ou utilizada integralmente ou separada em seus componentes.
Fonte de fibras insolúveis, vitaminas do complexo B, zinco e potássio, entre outros minerais. Quando transformada em farelo de trigo para consumo, acelera o trânsito intestinal e ajuda a reduzir o risco de câncer nesta região do organismo.
Localizado na parte intermediária do grão, entre o farelo e o gérmen, é utilizado como base para fabricação da farinha de trigo e está presente nas receitas de massas, pães, bolos e biscoitos. Fonte de carboidratos, também ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantém a flora intestinal saudável e controla os níveis de colesterol.
Também conhecido como o embrião do grão, comercializado na forma de farelo ou óleo, é considerado uma excelente fonte de vitamina E, nutriente antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres e contribui na redução do envelhecimento dos vasos sanguíneos. Rico em vitaminas do complexo B, em especial a B1 ou tiamina, que é fundamental na metabolização da glicose, em especial para os diabéticos.