Webinar discute oportunidades e desafios na implementação de inovações nas empresas

Abitrigo
23/09/2022

Live da Abitrigo em parceria com a OpenSolo abordou como as corporações lidam com o movimento de digitalização

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo promoveu, em parceria com a OpenSolo (plataforma que possibilita a integração de compra e venda, serviços acessórios e visibilidade de processos de execução totalmente digitalizados), um webinar com o tema “Promovendo inovação no dia a dia” em preparação para o 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo. O evento, que debateu como as empresas podem implementar novos hábitos e tecnologias em suas rotinas, foi realizado na manhã do dia 22 de setembro e pode ser assistido na íntegra clicando aqui.

Participaram deste webinar o Superintendente da Abitrigo, Eduardo Assêncio, que foi o moderador do encontro, o cofundador da OpenSolo, Eduardo Gradiz, o head comercial de trigo da plataforma, Rafael Mihailovici, o diretor comercial da TMOV (logtech do segmento de transporte rodoviário de cargas para o agronegócio), Igor Figueiredo, o CPO da logtech, João Oliveira, e o psicanalista da DMD Consulting, Carlos Ferreira.

Debatendo sobre as dificuldades da implementação de planos e inovações que trazem benefícios a médio e longo prazo, Ferreira explica que o conflito entre razão e emoção é um dos principais fatores para que isso ocorra. “O comportamento é fruto das nossas emoções, então precisamos transformá-las para mudar comportamentos e, consequentemente, obter novos resultados, como a implantação de novas práticas numa empresa, por exemplo”.

Igor Figueiredo utilizou o caso da TMOV, que promoveu uma transição dos processos analógicos para os digitais, para salientar a importância das inovações nas empresas. “Se não acreditarmos que esse será o futuro, não adianta propor novas iniciativas. Esse é um processo muito longo, que requer uma mudança cultural interna e externa, pois a forma antiga de realizar as tarefas, que trouxe resultados positivos, se enraizou, criando uma barreira para novidades”.

Corroborando com essa ideia, João Oliveira acredita que a análise das particularidades de cada contexto é fundamental para promover inovações. “Uma das coisas importantes que existe no processo de inovação e de transição é entender o que resolve a dor do mercado e dos usuários dos produtos. Após descoberto um problema, definimos qual caminho podemos seguir para, então, experimentar e acompanhar novas soluções”.

De acordo com Eduardo Gradiz, o planejamento dos esforços que uma empresa deve direcionar para promover inovações é uma prática necessária para a sua evolução. “Planejar cinco, 10 anos para frente é extremamente importante, pois, em muitos casos, nos pegamos olhando muito para o curto prazo. A experiência que o usuário tem dos produtos oferecidos pela empresa também deve ser levada em consideração ao desenvolver novas soluções, para que isso se torne algo atrativo e facilite o processo de mudança”.

Para Rafael Mihailovici, a digitalização deve ser vista como uma aliada dos consumidores de determinada companhia. “Este processo não deve ser encarado como um concorrente dos usuários. A transição para modelos digitais é pensada para trazer ganhos em confiança e tempo, por exemplo. Como consequência para as empresas, essa transição gera valor para elas, o que é positivo para os objetivos corporativos”.

A live “Promovendo inovação no dia a dia” está disponível no canal do YouTube da Abitrigo e pode ser acessada na íntegra pelo link: https://youtu.be/KrqMY-DBiEc.

Deixe sua opinião