Trigo tem forte queda na bolsa de Chicago com aumento na produção russa

Setor
21/12/2023

Mais uma vez, os prognósticos favoráveis para a safra de trigo na Rússia pesaram sobre os preços na bolsa de Chicago. Os contratos para março recuaram 2,05% nesta quarta-feira (20/12), ou 12,75 centavos, para US$ 6,10 por bushel.

A SovEcon elevou nesta quarta sua estimativa de produção de trigo russo em 1,5 milhão de toneladas, com uma colheita que pode chegar agora a 91,3 milhões de toneladas no próximo ano.

As condições climáticas na maioria das regiões de trigo de inverno são favoráveis ao desenvolvimento das culturas, afirma a empresa, em nota.

“Se não houver grandes anomalias climáticas, os prognósticos de produção começarão a exercer pressão sobre os preços globais do trigo no primeiro trimestre de 2024”, diz o analista da SovEcon, Andrey Sizov.

Milho
A grande disponibilidade de milho no curto prazo manteve o cereal com preços em baixa. Os contratos com vencimento em março fecharam em queda de 0,63%, ou 3 centavos, para US$ 4,6975 por bushel.

“A recuperação dos estoques finais nos EUA limita o ímpeto das cotações em Chicago”, observa Ismael Menezes, sócio da MD Commodities.

Ainda de acordo com ele, um potencial de safra acima de 50 milhões de toneladas na Argentina é outro fator que ‘segura’ a valorização do milho, que não está totalmente descartada, diante dos problemas esperados para a produção brasileira.

“A alta [no milho] pode acontecer por uma possível redução ainda maior na área do Brasil. Isso mexe com o mercado, pois o país é grande exportador, mas ainda há muita coisa para se definir”, comenta Menezes.

Fonte: Globo Rural

Deixe sua opinião