Safra de trigo de inverno nos EUA se desenvolve bem e pressiona preços em Chicago

Setor
11/01/2024

As primeiras indicações sobre a safra americana de trigo de inverno são boas. Contudo, a consultoria hEDGEpoint Global Markets diz que os investidores ainda estão preocupados com o desenvolvimento da lavoura e o período de dormência do cereal.

Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (UDSA), 50% das lavouras estavam em boas condições até o último domingo, o maior índice para esta época em quatro anos.

“Como o trigo de inverno permanece em estado de dormência nos próximos meses, a temperatura e a cobertura de neve isolante são as principais características a serem observadas”, lembra a consultoria.

No estágio de dormência, o trigo de inverno normalmente não sofre danos com temperaturas de até 0 °F, mas se torna vulnerável a danos quando as temperaturas atingem e permanecem abaixo de -10 °F por um período significativo de tempo (pois isso pode matar o ponto de crescimento submerso, resultando em morte de inverno – winterkill).

“Se houver cobertura de neve (acima de 1 polegada ou mais), essas temperaturas frias podem não conseguir penetrar nas qualidades isolantes da neve”, afirma a hEDGEpoint, em relatório.

“A winterkill não é uma ocorrência comum nas regiões de produção de trigo de inverno dos EUA, pois a combinação de temperaturas extremamente baixas e pouca ou nenhuma cobertura de neve é um evento raro. Todavia, este ano muitas regiões estão com uma cobertura de neve mais fina do que o normal, aumentando as chances de winterkill, enquanto as previsões climáticas apontam para um clima mais frio”, observa.

Para a consultoria, se as condições continuarem assim favoráveis, aumenta a chance de rendimentos maiores e de menor abandono de área, o que deve compensar a menor área plantada.

Neste último ponto, o USDA trará dados relevantes sobre o cultivo de inverno na próxima sexta-feira, quando divulgará junto como relatório de oferta e demanda, as primeiras estimativas oficiais de área plantada para a safra 2024/25.

“Com isso, a safra americana segue trazendo fundamentos baixistas para os mercados de trigo, e a melhora das condições no Kansas indica que o spread Kansas vs Chicago deve seguir em torno da média.”

Fonte: Globo Rural

Deixe sua opinião