Rússia-Ucrânia: frio favorece as lavouras de trigo

Setor
15/06/2023

Como informa o boletim de safra do USDA, uma combinação de condições nas principais regiões produtoras de grãos está moldando o que pode ser uma temporada de colheitas promissoras. No cinturão de trigo de inverno, as condições secas, mas frias, é um grande destaque positivo.

Sob o domínio de céu limpo e temperaturas perto ou ligeiramente abaixo do normal (uma queda de até 3°C abaixo da média em partes do oeste da Rússia), as safras de trigo de inverno estão progredindo do enchimento para os estágios de maturação. Este período peculiarmente frio concedeu a essas regiões uma trégua do calor, sustentando um ambiente onde os grãos resistentes podem prosperar.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO.

Em contraste, os solos mais secos do norte e oeste da Ucrânia tiveram reposição de umidade com chuvas e trovoadas, com acumulados variando entre 2 e 50 mm. Essa água, veio em um momento crítico, enriquecendo os níveis de umidade do solo para o surgimento de culturas de verão nos estádios vegetativos, aumentando assim as perspectivas de rendimentos bem-sucedidos.

Uma condição semelhante se desenrolou no distrito de Volga, no sudeste da Rússia, onde a precipitação total entre 2 e 30 mm melhorou os níveis de umidade do solo para a cevada. Além disso, as temperaturas elevadas na região foram substituídas por um clima mais frio, caindo até 2°C abaixo da média, proporcionando mais alívio às lavouras e aumentando as chances de uma colheita robusta.

Fonte: Agrolink

Deixe sua opinião