Risco de geadas no trigo

Setor
18/08/2022

Ao longo dos próximos dias, o avanço de uma intensa massa de ar polar vai derrubar as temperaturas nos cone sul do Brasil. Juntamente com o forte frio as condições para geadas também são elevadas, especialmente nas áreas produtoras de trigo.

Veja a previsão completa para a sua região.

Já a partir desta quinta-feira (18/08) as condições são favoráveis para a formação do fenômeno em áreas do Rio Grande do Sul, mas restrita aos pontos de maior altitude ao norte do estado. A formação do fenômeno deve ocorrer no período da noite, com fraca intensidade, mas migrando para uma madrugada bastante gelada.

Essas condições são bem maiores e mais amplas na sexta-feira (19/08), inclusive com potencial para geadas fortes em áreas que comumente são mais frias. O alerta de geadas fracas a moderadas valem para quase todo o estado gaúcho (exceto o leste), planalto norte de Santa Catarina e no centro e leste do Paraná. Já as geadas fortes devem atingir as áreas de maior altitude ao norte do Rio Grande do Sul e planalto sul de Santa Catarina.

No sábado, as condições para formação de geadas ganham ainda mais abrangência com o avanço do ar frio. As condições indicam geadas moderadas a fortes ocorrendo sobre o sudeste, norte e serra nordeste do Rio Grande do Sul; praticamente todo estado de Santa Catarina (exceto no leste e nordeste); e no sul e sudoeste do Paraná. Essas geadas também avançam para o sul do Mato Grosso do Sul e na Serra da Mantiqueira, com intensidade fraca e de forma isolada.

No domingo (21/08) as condições para geadas começam a diminuir, indicando também o enfraquecimento da massa de ar frio sobre o sul do Brasil. Mesmo assim, áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná ainda poderão registrar a formação de gelo de forma fraca. Mas ainda há áreas com risco elevado para geadas moderadas a fortes, como é o caso dos Campos de Cima da Serra e no planalto sul de Santa Catarina.

Na segunda-feira (22/08) ainda existem algumas áreas com potencial para geadas, mas de forma fraca e pontual, principalmente entre o sul do Paraná e nos pontos de maior altitude da região sul.

Apesar da massa de ar frio subir até o sul da região norte, as condições são muito baixas para geadas nas regiões produtoras do sul do Mato Grosso e Goiás, como tivemos em maio deste ano de 2022 e no inverno do ano passado. De acordo com as projeções, esta pode ser a última massa de ar polar de forte intensidade que chega ao país ao longo deste ano.

Fonte: Agrolink

Deixe sua opinião