Previsão de La Niña pode favorecer lavouras de trigo na região

Setor
27/02/2024

A meteorologia já traz os primeiros indicativos de que haverá instalação do La Niña no clima ainda em 2024. O El Niño tem como característica aumento de chuvas no Rio Grande do Sul, mas já está se aproximando para a fase de neutralidade. Alguns indicativos apontam que o La Niña já vai influenciar o clima a partir de abril, trazendo como efeito direto o clima mais seco e frio mas cedo, além do inverno prolongado.

A transição para o La Niña estaria completa em meados de junho, quando se tem o efetivo inverno. Com menos chuvas, o fantasma da seca preocupa alguns produtores rurais, que sentiram os impactos do clima recentemente. No entanto, especialistas do clima destacam que os efeitos da seca do La Niña não são sentidos com força no seu primeiro ano de atividade, que será nos próximos meses. Desta forma, culturas que precisam do frio podem até mesmo obter um benefício.

O assunto foi abordado no programa Cotações e Mercado na Uirapuru, onde o engenheiro agrônomo Luciano Remor avaliou que um clima mais seco e frio favorecerá a produção de trigo na região. No entanto, o produtor terá o desafio de aumentar a produtividade para superar o alto custo, que está sendo projetado em 60 sacas por hectare, ao passo que a última média de produção regional foi de 65 sacas por hectare.

Fonte: Rádio Uirapuru

Deixe sua opinião