Preço global de grãos sobe após ataques russos a portos ucranianos

Setor
03/08/2023

Os preços globais de alimentos estão subindo, depois dos frequentes ataques russos à infraestrutura da Ucrânia.

Durante a madrugada desta quarta-feira (2), a Rússia atacou um porto ucraniano no Rio Danúbio – o porto do outro lado do rio da Romênia, país membro da Otan, tem servido como a principal rota alternativa da Ucrânia para as exportações de grãos, desde que a Rússia voltou a bloquear os portos ucranianos do Mar Negro, em julho, e abandonou o acordo dos grãos.

Em Chicago, os valores saltaram 4% após o ataque e ainda subiram cerca de 2,5% no final da manhã, com os Traders preocupados novamente com um impacto nas ofertas globais ao tirar a ucrânia, um dos maiores exportadores do mundo, do mercado.

O Ministério da Defesa da Ucrânia lamentou que um silo de alimentos tenha sido danificado no Porto de Izmail e afirmou que os grãos ucranianos têm potencial para alimentar milhões de pessoas em todo o mundo.

Frequentes ataques russos à infraestrutura da Ucrânia
A Rússia tem atacado a infraestrutura agrícola e portuária ucraniana há mais de duas semanas. Um ataque de drones russos danificou a infraestrutura portuária e de armazenamento de alimentos de Odessa.

Autoridades ucranianas informaram que algumas instalações pegaram fogo. O vídeo, divulgado pelo comando operacional ‘sul’ da Ucrânia, mostrou equipes de bombeiros trabalhando em Izmail, um porto importante no delta do Danúbio, de onde os grãos ucranianos são levados por barcos para o porto romeno de Constança, no Mar Negro, para dali embarcar para serem exportados.

Conversações
O Kremlin disse que o presidente Vladimir Putin falou por telefone com o mediador do acordo de exportação de grãos, o presidente turco Tayyip Erdogan. Putin reiterou a condição da Rússia para voltar ao acordo de grãos: que seja implementado um acordo paralelo que melhore os termos de suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU disse nesta terça-feira, que há “indicações” de que a Rússia estaria interessada em retornar às discussões sobre o acordo de grãos, mas no telefonema com o presidente da Turquia, Putin também teria pedido ajuda para enviar os seus grãos para a África.

Fonte: Jornal Hoje

Deixe sua opinião