Negociações para acordo do Mar Negro começam

Setor
14/03/2023

O grão do Mar Negro pode estar perto de terminar se um novo acordo não for alcançado esta semana. A iniciativa foi originalmente mediada em julho pelas Nações Unidas e pela Turquia e implementada no início de agosto. Foi renovado em novembro, mas deve expirar em 18 de março sem prorrogação.

Oficiais de vários países, incluindo Rússia, Ucrânia e Turquia, e negociadores da ONU estão todos em Genebra para conduzir negociações sobre uma possível extensão do acordo. O ministro da Defesa turco disse à agência de notícias turca Anadolu que acredita que um acordo será alcançado e que as autoridades russas e ucranianas tiveram uma “atitude positiva” nas negociações, que começaram hoje.

Desde o início da iniciativa, em 1º de agosto, cerca de 24 milhões de toneladas de produtos agrícolas, incluindo milho, soja e trigo, foram embarcados da Ucrânia devastada pela guerra, sitiada pelas forças russas desde fevereiro de 2022, segundo dados dos Estados Unidos. Nações. Três navios – dois transportando milho e um transportando trigo – partiram de portos na Ucrânia hoje, mostram dados da ONU.

Funcionários das Nações Unidas, várias nações e grupos que lutam contra a fome no mundo expressaram sua esperança de que a iniciativa seja renovada até o final da semana. “Quando os grãos da Ucrânia foram impedidos… invasão quando a Rússia estava bloqueando a saída de navios dos portos ucranianos”, disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA em um discurso em 8 de março. “Agora, a implementação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro e o que esperamos é a renovação e a expansão da iniciativa de grãos terá que fazer parte dessa solução.”

Fonte: Agrolink

Deixe sua opinião