Importações de trigo dos EUA devem ser as maiores em seis anos

Setor
18/05/2023

Os Estados Unidos estão recorrendo à compra de trigo europeu após a seca ter prejudicado a colheita, elevando os preços locais.

Pelo menos dois carregamentos de grãos poloneses chegaram à Flórida este ano, com outros esperados nos próximos meses, de acordo com agentes familiarizados com o assunto, que pediram para não serem identificados porque os acordos são privados.

A empresa agrícola Andersons Inc. forneceu o trigo à fábrica de farinha da Ardent Mills em Tampa, disseram as fontes. As importações raras são um golpe para os EUA, que vêm perdendo relevância no mercado mundial de trigo para o principal exportador, a Rússia.

A seca do ano passado dificultou o transporte pelo rio Mississippi, tornando mais caro transportar a safra por trem. O clima desfavorável também influencia no custo mais alto em mais de um século, tornando as importações lucrativas.

“É uma rota comercial incomum, mas faz sentido porque o trigo dos EUA é caro”, disse Miroslaw Marciniak, analista de mercado da InfoGrain em Varsóvia. “É mais barato para os processadores dos EUA na costa leste transportar grãos da Europa do que trazê-los do Kansas.”

O trigo americano hard red winter — a variedade usada em pães em geral — tem sido negociado com uma grande diferença em relação às colheitas de outros principais fornecedores globais.

Excedentes
Enquanto isso, algumas nações do leste europeu estão com excedentes, o que recentemente gerou restrições às importações da Ucrânia em guerra.

A grande diferença de preço permitiu que acordos fossem feitos para o fornecimento de trigo de alguns países europeus para os Estados Unidos até pelo menos outubro, disse uma das fontes.

Os acordos também permitem que o grão seja entregue em outra instalação da Ardent Mills em Albany, Nova York, informou a pessoa.

O CEO da Andersons, Pat Bowe, disse que as importações da Europa fazem sentido dada a diferença de preço, mas se recusou a comentar se a empresa havia feito algum acordo desse tipo. A Ardent Mills não respondeu a um pedido de comentário.

Dados comerciais da União Europeia mostram que a Polônia enviou cerca de 79 mil toneladas de trigo para os EUA até agora na temporada 2022/23. Mais carregamentos semelhantes do Báltico para os EUA são prováveis devido à diferença de preço, disse Marciniak.

Fonte: Globo Rural

Deixe sua opinião