Excesso de chuvas no RS vai afetar produtividade do trigo e da cevada

Setor
28/09/2023

O excesso de chuvas no Rio Grande do Sul nas últimas semanas deve afetar a qualidade e a produtividade de culturas de inverno como trigo e cevada na atual safra. Além disso, também pode adiar o plantio de arroz e de soja no Estado.

A situação mais complicada é do trigo. Em relatório recente, a Emater-RS informou que já há perda de potencial produtivo em algumas regiões, devido às chuvas na primeira quinzena do mês.

“A principal questão [para as lavouras de trigo] são as doenças, como a brusone e a giberela, que foram favorecidas pela condição de clima úmido. Essas doenças vão afetar fortemente a produtividade”, disse Alex Berlezi, técnico da Emater em Inhacorá.
A brusone e a giberela são as doenças que mais geram prejuízo para o trigo no Rio Grande do Sul, e chegaram às lavouras da Agropecuaria Ângelo Castioni, do município de Colorado, que semeou 153 hectares neste ano.

“O início do plantio foi muito bom, o melhor ano em termos de sanidade. Mas com as chuvas de setembro, não houve intervalo para aplicação de fungicidas, e a presença da giberela foi crescendo. E com os prognósticos de clima para outubro, a presença da doença deve aumentar”, disse à Globo Rural, Ezequiel Castioni.

Fonte: Globo Rural

Deixe sua opinião