Evento em Curitiba reúne representantes das indústrias moageiras neste dia 17 de abril

Setor
13/04/2023

Workshop Moatrigo é promovido pelo Sinditrigo-PR e acontece na sede social do Paraná Clube com ampla programação técnica

Com 67 moinhos em operação, o estado do Paraná responde por 30% do total nacional de moagem de trigo, tendo alcançado em 2022 um volume próximo de 3,8 milhões de toneladas processadas.

E para discutir as perspectivas para a próxima safra e as oportunidades e desafios relacionados à cadeia do trigo, em especial quanto à indústria moageira do Sul do Brasil, o Sinditrigo-PR – Sindicato da Indústria do Trigo do Paraná, promove na próxima segunda-feira, dia 17 de abril, o workshop Moatrigo 2023, que acontece na sede social do Paraná Clube, em Curitiba, e traz o tema “Gestão 5.0”.

O painel de abertura, agendado para 10h, é um dos pontos altos do Moatrigo e vai reunir um time de peso para tratar do tema “Moinhos do Sul, Desafios e Oportunidades”. O presidente do Sinditrigo-PR, Daniel Kümmel, vai receber os convidados Egon Werner, do Sindicato do Trigo de Santa Catarina; Cláudio Furlan, do Sindicato do Rio Grande do Sul e Rogério Tondo, presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, Associação Brasileira da Indústria do Trigo.

Ao analisar o desempenho do Sul do Brasil no panorama nacional, o presidente do Conselho Deliberativo da Abitrigo, Rogério Tondo, afirma que os moinhos do Sul são os maiores usuários do trigo nacional e, graças à melhoria da qualidade de panificação da produção de trigo dessa região, em especial do Rio Grande do Sul, atualmente dependem muito menos da importação. “Os moinhos adquiriram um know how de moagem destes trigos ao longo dos anos, acompanhando a evolução da qualidade de manejo do produtor e interagindo com ele para melhor integração e qualificação da cadeia de trigo.

O presidente do Sinditrigo-PR, Daniel Kümmel, frisa que o workshop vai promover o debate de como a tecnologia embarcada de campo em conjunto com os moinhos pode ser ainda mais aperfeiçoada para entregar um produto cada vez melhor ao consumidor final. “Teremos momentos de discussão visando construir a relação com o campo e com o consumidor e como os moinhos podem trabalhar gestões mais modernas, seja em termos de equipamentos, de gerenciamento de dados e usando a própria Inteligência Artificial”, reforça Kümmel.

Programação
O Moatrigo prevê uma intensa programação no decorrer de todo o dia, destacando a realização de “salas de soluções” simultâneas com temas diversos à escolha dos participantes, conforme suas áreas de afinidade.
No período da tarde, a partir das 14h30, a programação geral é retomada com a apresentação “Agregando Valor na Indústria Moageira com Business Intelligence”, conduzida pelo professor da Fundação Dom Cabral, Hermógenes Crosara Junior.

Às 16h é a vez da palestra “Gestão 5.0: Como a Inteligência Artificial Impacta os Negócios”, ministrada pelo professor Diocélio Goulart, também da Fundação Dom Cabral.

A atividade de encerramento será às 17h30 com a apresentação “Formação Técnica em Moagem e Panificação: A Experiência Francesa, E-learning e Casos Práticos”.

O fim da tarde será reservado ao networking dos participantes do evento, durante um coquetel de encerramento. E à noite, está marcado o jantar de comemoração dos 70 anos de fundação do Sinditrigo-PR, que inclui homenagens a nomes importantes do setor moageiro que ajudaram a construir a história da entidade.

Deixe sua opinião