Estudo analisa futuro do trigo

Setor
23/08/2022

O trigo é uma fonte essencial de nutrição em todo o mundo, fornecendo 20% de calorias e proteínas para 3,4 bilhões de pessoas. Mesmo se cumprirmos as metas de mitigação climática e ficarmos abaixo do aumento da temperatura global de 2°C, espera-se que o desempenho e o preço de tal planta mudem nos próximos anos.

Os detalhes dessa dinâmica são explicados em um novo estudo publicado na revista One Earth . Os autores afirmam que seu desempenho econômico provavelmente aumentará em altas latitudes e diminuirá em baixas latitudes, implicando uma mudança nos preços dos grãos e levando ao aumento das desigualdades no sul global.

“A maioria dos estudos se concentra em como a modelagem das mudanças climáticas afeta a produtividade do trigo. Embora esse aspecto seja importante, não fornece uma visão holística de como afeta a segurança alimentar. No mundo real, muitos países em desenvolvimento dependem fortemente do agronegócio”, diz Tianyi Zhang , primeiro autor e agrometeorologista do Instituto de Física Atmosférica (IAP) da Academia Chinesa de Ciências.

A investigadora explica ao SINC que muitos destes territórios já estão a trabalhar em soluções para este potencial problema : “Nos últimos anos, vimos muitas parcerias estratégicas estabelecidas entre a China e os estados africanos e sul-asiáticos. Tecnologias agrícolas (criação híbrida ou bombas de água de irrigação) foram introduzidas para melhorar a segurança alimentar nessas áreas”.

A equipe desenvolveu um novo modelo que combina aspectos econômicos e climáticos com o desempenho comercial do trigo. Esse sistema permite aos pesquisadores observar em detalhes os impactos das condições climáticas médias e eventos extremos sobre a produtividade, os preços e a cadeia global de oferta e demanda desse cereal.

Fonte: Agrolink

Deixe sua opinião