Doze municípios da região de Passo Fundo registraram perdas na produção rural por conta das chuvas, diz Emater

Setor
30/11/2023

Ao menos 12 municípios da região de Passo Fundo registraram perdas no setor agropecuário devido às chuvas intensas do mês de novembro, conforme dados divulgados na terça-feira (28) pela Emater/RS. As perdas envolvem a produção e a infraestrutura das propriedades rurais.

Em todo o Estado, foram 198 cidades atingidas, sendo que 115 decretaram situação de emergência. As principais culturas de grãos que enfrentam os prejuízos são trigo, soja, milho, silagem e arroz.

De acordo com o relatório da Emater, foram contabilizados 120,6 mil hectares de produção de trigo danificados, o que significa uma perda possível de 205 mil toneladas. Nas lavouras de soja, foram contabilizados 83,5 mil hectares. No milho, 131,6 mil toneladas foram perdidas, em 67,4 mil hectares.

Agricultor perdeu 100% do trigo

Com propriedade no interior de Casca, na linha 17 Alta, o produtor rural Idinei de Sordi viu toda a produção de trigo se perder por conta das chuvas. Com 48 hectares da cultura, ele relatou que não deu conta de tratar o grão, pela frequência do tempo instável.

— Perdi 100%, só colhi porque tenho máquina e queria deixar o espaço limpo, para não ter que passar secante. Mas se foi, não tive o que fazer. Chovia todo dia, e não conseguíamos entrar para fazer o tratamento, não tinha como.

A situação também é crítica nas culturas de milho e soja. A umidade do solo e os dias de chuva têm sido propícios para o desenvolvimento de bactérias e fungos no plantio, que tem demandado a intervenção do produtor. Em ambas, o prejuízo ainda não foi contabilizado.

— Nunca vimos um caso desses, de perder tanto por conta do tempo. Meu sogro, aos 70 anos, diz que não lembra de ter acontecido um caso desses. Plantamos trigo todos os anos e nunca passamos por isso, dessa forma. Nós vamos tentar tocar o barco, mas a situação é crítica — desabafa.

Estradas rurais

Na infraestrutura, foram mais de 37 mil quilômetros danificados em estradas vicinais. Em Passo Fundo, todos os distritos apontaram prejuízos e famílias chegaram a ficar ilhadas por conta da situação das vias, conforme acompanhamento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Uma delas foi a família da produtora rural Jucelia Susim, que possui propriedade entre as comunidades de Santo Antão e Bom Recreio. Isolados pela falta de acesso, os dois filhos dela ficaram quatro dias sem poder ir à escola.

— Foi uma sensação de abandono, tínhamos medo de precisar ir para o médico, pois não ia ter como. Além disso, não conseguimos colher todo o trigo, pois foi difícil de passar com os caminhões na estrada — relata.

Dos 20 hectares de plantação de trigo, a família conseguiu colher 18 hectares.

Estado auxiliará afetados

As áreas localizadas nas regiões Norte, Vale do Taquari e Serra estão inclusas em medidas do governo do Estado para auxiliares os atingidos pela chuva. Por meio de convênio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, será feito um convênio com municípios para contração de  máquinas e compra de insumos. Os beneficiários serão selecionados pelo município e terão limite individual de R$ 30,6 mil.

Cidades que apontaram prejuízos na região: 

  • Almirante Tamandaré do Sul
  • Cacique Doble
  • Capão Bonito do Sul
  • Coqueiros do Sul
  • Gentil
  • Ibiaçá
  • Lagoa dos Três Cantos
  • Lagoa Vermelha
  • Machadinho
  • São Domingos do Sul
  •  São João da Urtiga
  • São José do Ouro

Fonte: GZH

Deixe sua opinião