Além do trigo: à frente do Coral Luterano de Rio Negro e Mafra, Egon Werner reafirma sua paixão pelo canto e pela música

Abitrigo
29/11/2023

A paixão pela música faz parte da vida do diretor do Moinho Catarinense, Egon Werner, desde sua infância, quando assistia seus pais cantando em corais. Com nove anos de idade, começou sua trajetória no coral da igreja e, desde então, esteve sempre envolvido com atividades musicais.

Nos seus 12 anos, começou a estudar piano e, alguns anos depois, se encantou com o órgão eletrônico, quando estudou por quatro anos na Yamaha Music Center, em Curitiba (PR). Com um estilo bem variado, Egon se dedicou a música latina e clássica. “Meus pais compraram um órgão Yamaha, com dois teclados e pedaleira. Foi algo incrível para mim na época”, conta ele.

Entre os 14 e os 18 anos, participou de várias apresentações locais, tocando muitas vezes em casamentos e outras celebrações. Egon seguiu, por toda a infância, cantando no coral até completar 17 anos, quando foi morar em Curitiba para cursar Administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e continuar os estudos de órgão.

“Aos 21 anos, voltei a morar em Mafra, já trabalhando na área administrativa do Moinho Catarinense. Continuei cantando no coral e auxiliando a maestrina na parte instrumental e condução de ensaios. Também tocava órgão acompanhando os cultos da igreja e fiz alguns cursos de canto lírico e regência”, relata Werner.

Em 1997, a maestrina do coral faleceu repentinamente e Egon foi convidado para assumir a regência do Coral Luterano de Rio Negro e Mafra, que está à frente há 27 anos, O grupo musical completou, em 2023, 80 anos de existência.

“O meu trabalho com o coral sempre foi voluntário, um ministério para levar uma mensagem Cristã, de fé e esperança por meio do canto. Nos momentos alegres da minha vida, a música me animou e nos momentos pesados, de perdas e tristeza, ela trouxe conforto e consolo. Sou muito feliz e realizado fazendo o que faço no coral e tendo a música como minha paixão”, finaliza ele.

Conheça mais sobre o trabalho de Egon Werner à frente do Coral Luterano de Rio Negro e Mafra nos links:

Sossegai – Coral Luterano Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=YK5IMX_OmWo

Não é em Vão – Coral Luterano Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=DOTEJQ110gU

Ich will den Namen – Coral Luterano Rio Negro: https://www.youtube.com/watch?v=JgFG3nkEmP4

Aniversário de 80 anos do Coral Luterano: https://www.youtube.com/watch?v=rwFEOubsjGc

Deixe sua opinião