Trigo apresenta excelente potencial produtivo

Setor
08/11/2022

A cultura de trigo apresenta excelente potencial produtivo e evoluiu mais rapidamente para a finalização do ciclo. A maturação alcançou 62% das lavouras, e a colheita intensificou-se, especialmente na Região Oeste do Estado, alcançando 12% da área cultivada. Embora a evolução entre 24 e 30/10, o atraso aumentou em relação à média das últimas cinco safras, pois, nesta mesma época do ano, o índice de colheita superava 60%.

De acordo com boletim semanal divulgado pela Emater, os fatores para essa demora foram a semeadura mais tardia e uma desuniformidade na maturação das lavouras. Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na região da Campanha, há apreensão causada pelos frequentes ventos fortes, embora ainda não tenham ocorrido relatos de perdas por acamamento de plantas. Na Fronteira Oeste, a colheita alcança 15%, com a produtividade oscilando entre 3.300 e 3.900 kg/ha e PH entre 78 e 82.

Na região de Ijuí, a produtividade varia de 2.100 a 4.200 kg/ha. Nas lavouras com menor produtividade, houve danos ocasionados pelas geadas, doenças e concorrência com invasoras, que comprometeram o rendimento. A produtividade tende a aumentar, pois as lavouras remanescentes apresentam melhores condições. Na região de Porto Alegre, em Sertão Santana, houve queda de granizo e ventos fortes em parte das lavouras, causando danos de 30% e perda total em pequena área.

Fonte: Agrolink

Deixe sua opinião