Trigo: falta de água complica plantio na região central da Argentina

Setor
23/06/2022

O plantio da safra de trigo 2022/23 na Argentina sofre alguns atrasos, pois ainda faltam 500.000 mil hectares a serem plantados. A lentidão só não é maior pois o nordeste de Buenos Aires conseguiu antecipar o plantio. De acordo com a Bolsa de Valores de Rosário (BCR), praticamente não houve progresso no centro-sul de Santa Fe e leste de Córdoba devido à falta de água, enquanto o progresso da região central foi de apenas 8% nesta semana.

A entidade alerta que faltam 10 dias para fechar a janela ótima de plantio sem ter que trocar de cultivares, e se confirmam as previsões de chuvas no Sudeste brasileiro e nas províncias de Entre Ríos, Misiones e Corrientes. Porém outro lado, a falta de água deve seguir na região dos pampas.

O Doutor em Ciências Atmosféricas, José Luis Aiello, disse que a probabilidade de chuvas na região dos Pampas ficaria restrita na última semana do mês, o que significaria atingir o limite da oportunidade de plantio das cultivares mais utilizadas na região.

As chuvas continuarão totalmente ausentes nos próximos sete dias na região central. Apenas uma tendência com baixa probabilidade é observada para quarta-feira, dia 22. Os consultores explicam que este seria o único momento em que poderiam ocorrer condições de instabilidade e algumas precipitações isoladas.

Fonte: Canal Rural

Deixe sua opinião