RS aposta em produtividade e qualidade elevadas para safra de trigo

Setor
29/07/2022

O plantio do trigo já foi encerrado em diversas regiões do Rio Grande do Sul e as expectativas são bastante positivas para este ciclo em que os produtores apostaram na cultura de inverno após grandes perdas nas safras de verão de soja e milho.

Segundo o vice-presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira, o plantio das lavouras teve um pequeno atraso devido as chuvas, mas isso pode acabar sendo positivo para a cultura, já que existe previsão de geadas tardias em setembro e esse postergamento pode ajudar a tirar a fase mais crítica das plantas deste período.

A partir de agora, o foco do produtor precisa ser nas aplicações de herbicidas, cobertura de nitrogênio e aplicação de fungicidas para evitar fungos nas plantas e manter o bom potencial produtivo, que é esperado em, no mínimo, 50 sacas por hectare e alto índices de pH e qualidade.

Olhando para o mercado, o vice-presidente destaca que os preços atuais estão entre R$ 115,00 e R$ 120,00 a saca, o que é um patamar positivo, mas não há espaço para recuos, caso contrário, as margens vão ser muito apertadas.

Safra de Verão 2022/23
Teixeira relata que o planejamento para a próxima temporada está andando, mas ainda bastante lentamente, já que este plantio será mais caro após explosão de custos de produção. A principal prioridade deverá ser na escolha de sementes de qualidade.

A liderança acredita que os produtores gauchos deverão utilizar 30% menos de fertilizantes na soja, mas aposta que o estado irá superar a marca de 21 milhões de toneladas produzidas.

Fonte: Notícias Agrícolas

Deixe sua opinião