Prozyn debate o comportamento do consumidor e a importância da inovação nos alimentos à base de trigo

Setor
30/09/2021

De forma dinâmica, a fundadora e CEO da Equilibrium, Cynthia Antonaccio, trouxe ao terceiro painel da tarde do 28º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, realizado no dia 21 de setembro, a temática “Inovação do B2B ao B2C – o que é tendência nos alimentos à base de trigo?”, sob a moderação do superintendente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Eduardo Assêncio.

 

Em sua palestra, Cynthia abordou o comportamento de nicho que tem mudado ao longo dos anos. E, neste sentido, de acordo com a sua visão, o consumidor quer inovação, que não se restringe ao lançamento de produtos, mas que abrange três áreas: ingredientes, novos processos e comunicação.

 

No caso dos ingredientes, a palestrante aponta que a naturalidade é algo que tem despontado como tendência há tempos. “A naturalidade não é utopia, e os ingredientes naturais têm prevalecido com produtos 100% naturais, sem conservantes e sem açúcar”. Neste sentido, sobre rótulos limpos e naturalidade, a CEO cita que 70% dos consumidores de panificação dizem que vale a pena pagar a mais por um pão de melhor qualidade.

 

Ingredientes como as proteínas vegetais e os vegetais assumem o protagonismo. “E, isso, para a indústria do trigo pode ser um fator competitivo. Pode ser uma oportunidade para o mercado, já que o trigo é de origem vegetal e que pode agregar atributos de funcionalidade, regionalidade e trabalhar o grão inteiro. Produtos à base de trigo podem incluir proteínas vegetais e vegetais à sua composição”.

 

Sobre o açúcar, Cynthia avalia que a solução, para quem busca inovar e atrair novos mercados, está no equilíbrio com a redução do uso do açúcar refinado e do tamanho das embalagens, além do uso de produtos com açucares naturais mais grãos integrais. Para ela, por exemplo, produtos à base de grãos ancestrais, misturados à vegetais e tubérculos tem sido uma forma de inovar, reduzindo o estigma sobre produtos com carboidrato ou com açucares.

 

No tocante a novos processos, a tendência apresentada por Cynthia é a valorização dos processos artesanais e a ‘cozinhaterapia’, evidenciada na pandemia. “Os brasileiros estão cozinhando mais em 2021”. Levantamento trazido por ela aponta que 68% das pessoas preparam suas refeições em casa e raramente compram comida pronta.

 

Por último, o pilar da inovação também passa pela comunicação como, por exemplo, a atenção para a rotulagem nutricional, além da sustentabilidade da embalagem e transparência e procedência dos produtos, segundo apontou a palestrante.

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