Pouca umidade e alta temperatura obriga produtores de trigo a intensificar manejo

Setor
28/07/2022

A semeadura do trigo está praticamente finalizada na área de atuação da Cotrijal. Conforme o coordenador técnico, Alexandre Nowicki, poucos produtores na região de Esmeralda ainda não encerraram a atividade. Segundo ele, de maneira geral, o plantio ocorreu de forma normal, sem intercorrências, bem como a emergência das plantas. Os produtores já iniciaram o manejo com objetivo de eliminar plantas daninhas.

Se por um lado o clima colaborou para que fosse possível aplicar nitrogênio, semanas atrás, a temperatura dos últimos dias – muito alta para a época – e a pouca umidade tem incidido negativamente nas plantas. Conforme Nowicki, os técnicos da cooperativa já observaram a presença de oídio em algumas lavouras, assim como manchas foliares, especialmente nas primeiras áreas plantadas. As primeiras aplicações de fungicida já está se fazendo necessária a fim de não prejudicar o desenvolvimento dos grãos no futuro.

“Para o trigo, a alta temperatura tem ocasionado um desbalanço hormonal, fazendo com que algumas pragas se instalem, como o pulgão que ocasiona a sucção da seiva. Já estamos tendo de lançar mão de inseticidas para realizar o controle, mas a previsão é que em breve a temperatura baixe novamente e a planta consegue se desenvolver”, disse, ressaltando que os produtores devem buscar orientação através do departamento técnico.

Nowicki lembrou também que nos entornos de Carazinho e Não-Me-Toque, onde o zoneamento abre mais tarde que em outras regiões produtoras, a chuva adiou em até 10 dias o plantio do trigo. No entanto, este fator não deverá ser importante no desenvolvimento da cultura e na época de colheita.

Sobre a produtividade, o coordenador técnico avaliou que ainda é cedo para realizar projeções, mas a expectativa é que o trigo se desenvolva de forma normal, com o clima adequado para isso, garantindo boa produção.

Fonte: Diário da Manhã

Deixe sua opinião