PIB do agronegócio cresceu 3,8% em 2019, diz CNA

Setor
10/03/2020

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 3,81% em 2019, na comparação com o ano anterior. Com esse desempenho, o PIB do agronegócio representou 21,4% do total brasileiro no ano passado, divulgou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base em dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Entre os segmentos do setor, o PIB cresceu para insumos (5,54%), agroindústria (4,99%) e agrosserviços (6,77%), mas recuou para o segmento primário (3,03%); nesse último caso, pressionado para baixo pela agricultura.

O segmento primário foi fortemente impactado pela queda de 13,95% do PIB primário agrícola. “O que explica essa queda observada é a combinação entre crescimento do custo de produção e redução de preços de produtos importantes, que, em conjunto, atuaram comprimindo a renda no segmento”, diz a CNA, em nota. Em termos de volume, a produção cresceu no ano passado, ressalta a entidade.

Ao contrário do agrícola, o ramo pecuário cresceu expressivos 23,71% em 2019, frente a 2018, com altas importantes em todos os segmentos. Os motivos foram a alta significativa dos preços em todas as cadeias, motivada principalmente pela demanda aquecida por carne no mercado externo em decorrência da Peste Suína Africana (PSA). O aumento de produção também impactou positivamente a pecuária.

Fonte: Valor Econômico

Deixe sua opinião