As exportações de trigo da Ucrânia devem permanecer altas, com 1 milhão de toneladas métricas em abril, contra 1,1 milhão de toneladas em março, afirmou o sindicato de produtores agrícolas ucranianos UAC na quarta-feira.
O comunicado da UAC disse que as exportações de março estavam entre as mais altas da atual temporada.
“Os comerciantes já contrataram 850.000 toneladas de trigo para abril e podem chegar a 1 milhão de toneladas. Apesar da estagnação geral da demanda no mercado europeu, os grãos ucranianos estão encontrando compradores, especialmente no Egito”, disse a UAC.
O analista ASAP Agri disse que as exportações na temporada 2024/25 foram comparáveis às da temporada anterior, mas a Turquia, que foi o terceiro maior mercado para o trigo ucraniano no ano passado, desapareceu da lista de compradores.
A Espanha ainda é o maior comprador de trigo ucraniano, embora os embarques para lá tenham caído para 3,1 milhões de toneladas até agora em 2024/25, de 4,4 milhões no ano anterior, principalmente devido à redução da demanda de importação após a alta colheita de 2024.
Os países asiáticos e do norte da África intensificaram as compras, aproveitando o corredor de exportação do Mar Negro da Ucrânia, disse o analista.
“A Indonésia foi o principal motor do crescimento — suas importações de trigo ucraniano dobraram para 1,56 milhão de toneladas”, disse a ASAP Agri em um relatório.
Ela disse que o Egito continua sendo um dos principais compradores, importando 1,54 milhão de toneladas de trigo ucraniano, acima dos 1,22 milhão do ano anterior.
A Ucrânia é um dos maiores produtores e exportadores de trigo do mundo, mas o Ministério da Agricultura limitou no ano passado as exportações de trigo de 2024/25 a 16,2 milhões de toneladas, com o objetivo de garantir o fornecimento estável de trigo para o mercado interno e evitar um aumento nos preços do pão.
Os comerciantes já exportaram quase 13 milhões de toneladas de trigo, de acordo com o ministério, e o ministro da Fazenda, Vitaliy Koval, disse na terça-feira que acreditava que os comerciantes estavam cumprindo todas as exigências do ministério em relação aos volumes de exportação.
O primeiro vice-ministro Taras Vysotskiy disse à Reuters que o ministério não revisaria o volume de trigo disponível para exportação na atual temporada de julho-junho de 2024/25, apesar do ritmo relativamente alto dos embarques.
A Ucrânia tradicionalmente exporta a maior parte de seu trigo na primeira metade da temporada e diminui gradualmente os embarques nos meses restantes, mudando para o milho.
Fonte: Investing
Deixe sua opinião