Exclusivo/Trigo/ABIMAPI: exportação de biscoitos cresce 25% em volume e 43% em receita no 1º semestre

Setor
19/07/2022

A exportação de biscoitos aumentou 25% no primeiro semestre deste ano, para 38 mil toneladas, na comparação com o volume vendido em igual período do ano passado. No semestre, a indústria brasileira de biscoitos faturou 43% mais com a comercialização externa dos produtos para 110 países, somando US$ 70,0 milhões, segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), antecipado com exclusividade ao Broadcast Agro.

O crescimento das vendas externas dos biscoitos brasileiros é impulsionado pela pandemia de covid-19, segundo o diretor Internacional da Abimapi, Rodrigo Iglesias. “Entre os 30 principais destinos dos produtos ‘made in Brazil’ no 1° semestre de 2022, um terço aumenta suas compras ano após ano desde 2020: Venezuela, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Emirados Árabes Unidos, República Democrática do Congo, Guiana, Equador e Guatemala”, informou ele, no levantamento. Os países da América do Sul responderam por 70% das exportações de biscoitos do Brasil na primeira metade deste ano, destacou a Abimapi.

Ainda sobre os destinos, a Abimapi ressaltou que observa a retomada do crescimento das exportações em mercados maduros, como os Estados Unidos, com aumento de 53% na receita gerada e 37% em volume comercializado. Na avaliação da entidade, o avanço das vendas no atual estágio da pandemia nestes mercados “desperta boas perspectivas no alcance internacional para o ano”. De acordo com a associação, as exportações brasileiras de biscoitos também superaram o volume pré-pandemia para Angola, Guiné Equatorial, Panamá, Arábia Saudita e Japão. Já Guiné, Djibuti e Papua Nova Guiné retornaram a receber biscoitos do Brasil, o que havia sido interrompido desde o início da pandemia. “Os altos custos de frete internacional ainda pressionam a expansão das exportações e o acesso a determinados destinos no mercado externo, mas pouco a pouco alguns destinos são retomados”, avaliou Iglesias.

A expectativa da Abimapi é que as vendas externas de biscoitos se acelerem neste segundo semestre, o que ocorre sazonalmente, impulsionadas pelas compras de países da América Latina, África e Oriente Médio. No ano passado, a comercialização externa de biscoitos movimentou US$ 115,5 milhões em faturamento e somou 68 mil toneladas de produtos exportados, respondendo por 47% da receita total das exportações brasileiras de industrializados de trigo.

Perspectiva – A indústria de massas, biscoitos, pães e bolos prevê faturar 10% mais com exportações neste ano na comparação com o reportado em 2021, de US$ 245,5 milhões. Já em volume, as exportações da categoria devem superar em 15% o total vendido ao exterior no ano passado, de 201 mil toneladas. As fabricantes de industrializados de trigo são responsáveis por um terço do consumo nacional de farinha de trigo.

Fonte: Broadcast

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