Estudo da Corbion revela novos hábitos de consumo dos brasileiros

Setor
30/09/2021

A quarta palestra do período da tarde do 28º Congresso Internacional da Indústria do Trigo abordou as mudanças que a pandemia proporcionou nos consumidores e os novos hábitos de consumo dos brasileiros a partir de estudo realizado pela empresa Corbion, que consultou 1 mil pessoas de diferentes idades e gêneros.

De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego e o comprometimento da renda causados pela pandemia foram fatores fundamentais para que o consumidor passasse a utilizar novas formas de consumo. É o que explica a Gerente de Marketing Insights LATAM da Corbion, Luciana Zaneti. “Esses elementos acabam impactando diretamente a confiança do consumidor, que vem apresentando quedas constantes”.

O estudo também apontou que um dos efeitos econômicos causados pela pandemia foi a polarização dos grupos de consumidores. Dessa forma, eles foram divididos entre as pessoas que tiveram comprometimento da renda no período, deixando de consumir pelo menos um item da cesta de alimentos e bebidas, e as pessoas que conseguiram ampliar a renda, que cozinham mais em casa e se preocupam mais com a saudabilidade dos alimentos.

Além disso, Luciana Zaneti destacou que a lealdade dos consumidores a uma determinada marca foi posta em xeque. “As pessoas começaram a fazer substituições no dia a dia em função dos preços, da qualidade e da curiosidade do consumidor. É cada vez mais difícil para uma empresa manter a lealdade dos clientes”.

Nesse cenário, o comércio local, composto por pequenos e médios empresários, e as compras online de alimentos foram as áreas mais beneficiadas, segundo a pesquisa. “As pessoas começaram a sentir as vantagens de se comprar comida nos canais digitais e de ter menos receio de utilizar a internet para isso. Esse é um hábito que veio para ficar”, indica a Gerente.

 

Deixe sua opinião