O clima desfavorável durante o outono no Hemisfério Norte, quando o trigo foi plantado na Ucrânia, levou a uma queda na germinação, o que pode ser uma das principais razões para a diminuição da produção de trigo, disse o analista ASAP Agri.
A Ucrânia é um grande produtor e exportador mundial de trigo de inverno, mas sua colheita depende em grande parte do clima favorável durante a semeadura no outono, da ausência de geadas severas no inverno e seca durante a primavera, quando a safra amadurece.
“Viajando pelas regiões de Kiev, Cherkasy e Vinnytsia, observamos que o estresse hídrico do último outono até o início da primavera limitou o perfilhamento”, disse a consultoria ASAP Agri no aplicativo Telegram na noite de segunda-feira.
“Menos espigas por metro quadrado provavelmente será o principal fator limitante do rendimento”, acrescentou.
A consultoria não disse se pretendia reduzir sua previsão de safra para 2025, que havia estimado anteriormente em um pouco mais do que os 22,7 milhões de toneladas métricas do ano passado.
O ministro ucraniano da agricultura, Vitaliy Koval, disse à Reuters este mês que a safra de grãos do país em 2025 pode diminuir em 10%, de acordo com as estimativas mais pessimistas, para cerca de 51 milhões de toneladas, em comparação com 56,7 milhões de toneladas em 2024, de acordo com as estimativas mais baixas.
A consultoria agrícola APK-Inform disse neste fim de semana que revisou ligeiramente para baixo sua previsão para a colheita de trigo, de 21,8 milhões de toneladas para 21,7 milhões de toneladas.
Fonte: Investing
Deixe sua opinião