Argentinos mesclam variedades de trigo para ganhar qualidade

Setor
02/06/2020

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INTA) da Argentina misturaram duas variedades de trigo, DM Ceibo com Baguette 450, para aumentar o teor de proteínas e glúten. A primeira tem alto potencial de produção e qualidade limitada e a segunda apresenta qualidade muito boa e menor potencial de desempenho.

“Uma mistura com ambas as variedades de trigo nos permitiu alcançar um equilíbrio entre desempenho e qualidade. Para cada aumento de 20% na quantidade de DM Ceibo na mistura plantada com Baguette 450, observamos um aumento constante de 298 kg / ha no rendimento”, explicou ele, reconhecendo que “ambas as variedades apresentaram comportamento semelhante em quanto ao rolamento e à fenologia”.

Para proteína e glúten, observou-se, para os dois parâmetros, que à medida que a porcentagem de DM Ceibo na mistura aumenta, os valores de ambas as variáveis começam a diminuir, nas taxas de 0,5% e 1,69%, respectivamente. “Apenas com a inclusão de 20% da Baguette 450 no mix, foi possível localizar a proteína, a produção acima da base de marketing (11%)”, explicou.

Em relação ao peso hectolítrico, ambas as cultivares apresentaram comportamento semelhante, bem como os custos de produção que permaneceram os mesmos para todos os tratamentos. Para o especialista, “por meio da técnica proposta, é possível melhorar os níveis de qualidade do trigo, sem sacrificar parte do rendimento, como aconteceria no caso de semear todo o lote com um trigo de melhor qualidade, mas com menor potencial de desempenho”.

Com relação às informações fornecidas por esses testes, ele as considerou “muito importantes” para planejar a nova campanha e considerar um produto que permitiria buscar outras alternativas de marketing.

Fonte: Agrolink

Deixe sua opinião