Webinar aponta os principais desafios da indústria moageira

Setor
07/10/2021

Abitrigo e Prozyn apresentaram cinco temas de destaque em pesquisa realizada com moinhos de trigo

 

Na tarde do dia 05 de outubro, a Abitrigo realizou o Webinar “Top 5 Desafios da Indústria Moageira”, em parceria com a Prozyn, empresa especializada na aplicação de enzimas e de outros bioingredientes. O seminário explicou como as novas tecnologias contribuem para a superação dos principais desafios enfrentados pelos moinhos de trigo.

O webinar foi conduzido por Daiana Schimmel, Gerente Comercial do setor de Bakery da Prozyn, e contou com a abertura do presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, que reforçou a importância da parceria entre Abitrigo e Prozyn.

Os desafios da indústria moageira apresentados no seminário foram, originalmente, listados em uma pesquisa feita pela Prozyn, que consultou 70 moinhos acerca do tema. “Pela preocupação que temos em inovar e trazer soluções e discussões relevantes para o mercado, o corpo técnico da empresa elencou cinco pontos de destaque entre os moinhos consultados para serem exibidos no webinar”, explica Daiana Schimmel.

Crocância do pão francês, farinhas e pré-misturas para pão congelado, desenvolvimento de farinhas e pré-misturas de alto valor agregado, padronização da qualidade da farinha e otimização do trigo nacional para a produção de pão francês compõem o top 5 de desafios para a indústria moageira.

Em relação à crocância, o Gerente de Aplicação da Prozyn, Ricardo Mori, ressalta que o aspecto visual do pão francês é essencial para o consumidor no momento da compra. “O consumidor final espera que a casca do pão seja crocante, que faça barulho. Um aspecto craquelado da casca é um forte indício de que o produto apresente crocância”. Os pontos que podem causar dificuldade na obtenção de pães crocantes são: o tipo de farinha utilizada, o grau de extração, o tempo de fermentação e o congelamento.

Em relação aos pães congelados, a Especialista de Aplicação da Prozyn, Amanda Frizo, explica que o crescimento deste mercado impõe novas necessidades para os moinhos. “O aumento das vendas de pão congelado é uma oportunidade de desenvolvimento de novos modelos de negócio. Os moinhos, por exemplo, além de vender farinha de trigo de boa qualidade para pães congelados, tarefa desafiadora por si própria, também podem produzir estes produtos e vender diretamente para as centrais de produção”.

Os obstáculos para a agregação de valor às farinhas são trazer mais funcionalidades a elas e minimizar o impacto disso em mescla ou moagem, segundo Mori. “Produzir uma farinha tipificada e customizada gera maior valor ao produto, além de ser uma forma de fidelizar os clientes e de atender mais segmentos”.

A padronização da qualidade da farinha representa um desafio pois ela depende das mudanças de safra, da mescla e das variações de qualidade entre recebimentos de trigo, de acordo com a Coordenadora de P&D da Prozyn, Karoline Dornella. “Quando falamos do trigo nacional, não se tem homogeneidade do cereal, em muitos casos, e os moinhos não possuem capacidade física de segregar cada tipo de trigo em diferentes silos. As camadas de diferentes trigos impactam diretamente na moagem”.

Lincoln Santos, Especialista de Aplicação da Prozyn, apresenta o principal desafio elencado pelos moinhos consultados, segundo a pesquisa realizada pela empresa: a otimização do trigo nacional. “A qualidade do trigo nacional sempre foi uma barreira, mas esse é um aspecto que vem melhorando ao longo dos anos, com a aplicação de tecnologia e de melhorias genéticas. As incertezas, porém, ainda existem, principalmente devido à pouca uniformidade entre os lotes do cereal, o que pode comprometer os resultados de panificação”.

Confira aqui o Webinar “Top 5 Desafios da Indústria Moageira” na íntegra.

Deixe sua opinião