Workshop debate gestão de moinhos de trigo no Rio Grande do Sul

Área de imprensa
12/03/2020

Representantes de moinhos gaúchos se reuniram no último dia 10 de março para o 2º Workshop de Gestão de Moinhos de Trigo, promovido pela Associação Brasileira da Industria do Trigo – Abitrigo, em parceria com o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Rio Grande do Sul – Sinditrigo-RS, em Porto Alegre (RS).

A reunião, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), teve como principal objetivo levar conhecimento e orientações quanto a gestão de negócios para os moinhos associados da entidade no estado. Durante toda a tarde os participantes assistiram a palestras e trocaram informações sobre os principais desafios e oportunidades das empresas do setor.

“O objetivo dos workshops é abordar os aspectos práticos de como fazer o gerenciamento integrado das operações da empresa, visando a otimização dos custos de gestão da cadeia e de melhorias de serviços”, salienta o Superintendente Geral da Abitrigo, Eduardo Wilson Assêncio, que ministrou as palestras do Workshop.

Para o presidente do Sinditrigo-RS, Dinis Furlan, esta iniciativa é muito importância para o setor no estado. “Essa ação que desenvolvemos em parceria com a Abitrigo é benéfica para a classe, pois orienta os nossos associados sobre as práticas do dia a dia das empresas. Sem dúvida acrescenta para toda a cadeia”, afirma.

Presente no Workshop, o diretor industrial do Moinho Estrela, Gerson Pretto, destacou a relevância para o segmento em trazer a gestão como tema central do evento. “Esse é um assunto que era pouco explorado a nível de associação. Sem dúvida essa discussão traz muito ganho para a atividade no estado devido a troca de ideias entre as empresas, que faz com que toda a cadeia se valorize de maneira uniforme”.

Dentre os assuntos debatidos durante o evento esteve ainda a influência do pedido no resultado da empresa, a cadeia de valores, a teoria das restrições, a análise e solução de problemas e a metodologia de gerenciamento do fluxo do pedido.

“O Workshop vem a mexer com as práticas adotadas dentro das empresas, mudando o enfoque e sugerindo a mensuração de análise de alguns indicadores. É sempre muito bom ouvir as experiências de consultores que já trilharam por várias empresas de nosso setor”, ressalta o sócio-gerente do Moinho Taquariense, Andreas Elter.

“Tivemos um retorno muito positivo dos participantes na primeira edição, realizada no final do ano passado, por isso organizamos mais um Workshop com temas que afetam a rotina das empresas e que exigem conhecimento de seus gestores para impactarem de maneira positiva o negócio. A Abitrigo está focada em auxiliar o setor moageiro a melhorar os procedimentos internos, visando o crescimento das empresas e consequentemente da cadeia como um todo”, finaliza Assêncio.

 

Deixe sua opinião