Trigo: potencial produtivo em Ijuí (RS) está menor após seca

Setor
23/09/2021

As lavouras de trigo na regional da Emater/RS de Ijuí, no norte do Rio Grande do Sul, tiveram seu potencial produtivo reduzido pela baixa umidade registrada durante parte do desenvolvimento. Segundo o engenheiro agrônomo Gilberto Bortolini, isso não é normal para o inverno. A área semeada nos 44 municípios que compõe a regional soma 312 mil hectares.

O retorno das chuvas nas últimas semanas favoreceu uma recuperação das plantas. Mesmo assim, elas têm menor porte e potencial produtivo médio em 50 sacas por hectare. A expectativa inicial era de 55 sacas por hectare.

Bortolini destaca que algumas regiões devem colher médias ainda menores. Em outras, as lavouras nem se desenvolveram. “Questões pontuais começam a reduzir o potencial. Mas precisamos lembrar que em alguns locais, o potencial ainda é muito bom, acima da média”, disse.

Aproximadamente 1% das lavouras está em fase de maturação. A maioria está em floração e enchimento de grãos. A colheita deve começar de maneira significativa a partir de 15 de outubro. Na primeira quinzena do mês que vem, poucas lavouras devem ser recolhidas, principalmente no norte da regional.

Fonte: Canal Rural

Deixe sua opinião