Plantio de trigo russo enfrenta más condições e dependerá do clima no inverno

Setor
17/11/2020

As condições para o plantio de trigo de inverno na Rússia continuam ruins, especialmente em partes de Volgogrado, Stavropol e regiões próximas, apesar de melhorias observadas nas últimas semanas, disseram consultorias nesta segunda-feira.

Os agricultores da Rússia, uma das maiores exportadoras globais do cereal, estão semeando trigo de inverno em solo seco neste ano, o que aumenta os riscos para a safra de 2021.

“Apesar de alguma melhora nas últimas semanas, no geral as plantas ainda estão em estado ruim”, disse a consultoria agrícola Sovecon em nota. “Muito vai depender de quão rigoroso será este inverno (no Hemisfério Norte) e de quanta precipitação veremos.”

Os produtores já semearam grãos de inverno para a safra do próximo ano em 99,7% da área estimada, ou 19,1 milhões de hectares, ante 18,1 milhões de hectares em igual período do ano passado, segundo o Ministério da Agricultura russo.

A parcela de semeaduras em más condições, que autoridades russas costumam estimar e divulgar no final de novembro, deve ficar próxima de uma máxima histórica, disse Dmitry Rylko, diretor da consultoria IKAR.

A situação neste ano foi piorada pela falta de umidade no subsolo em diversas regiões produtoras, fator que representa um risco maior para os grãos de inverno e primavera de 2021.

“Já está claro que os rendimentos do trigo de inverno na Rússia não atingirão um recorde em 2021, mas ainda é possível que tenhamos uma produtividade decente”, disse Rylko.

Fonte: Mix Vale

Deixe sua opinião