Mudanças no perfil do consumidor e panorama do setor de supermercados são debatidos em videoconferência

Abitrigo
24/04/2020

Na tarde de 23 de abril, a Abitrigo promoveu aos seus associados uma videoconferência com a temática “O Mercado e a Crise”. Para compor o debate, a entidade convidou Marcio Milan, superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), e também Paulo Pompilio, superintendente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

Com a moderação do presidente-executivo da associação, Rubens Barbosa, a reunião online teve como propósitotraçar um panorama do cenário atual do mercado, os possíveis problemas em relação ao abastecimento, além de apresentar as mudanças no perfil do consumidor.

Milan deu inicio à apresentação com uma breve análise da situação dos supermercados durante a pandemia. “No começo da crise, notamos que houve uma grande procura. Itens de alimentação, higiene e limpeza foram os mais requisitados no período”, pontua.

Outro ponto destacado por ele foi a questão do abastecimento. O representante da ABRAS afirmou que não houve problemas neste sentido, uma vez que toda a cadeia, incluindo as indústrias, se esforçaram e trabalharam para minimizar este ponto.

Durante a videoconferência, o superintendente da ABRAS ressaltou que os mercados conseguiram se adequar rapidamente às orientações dadas pelo governo para evitar a proliferação do coronavírus. No entanto, ele alerta que há uma preocupação do setor em relação às limitações propostas. “Foram solicitadas mudanças no horário de funcionamento das redes, além da sugestão do fechamento de mercados aos domingos. Isto pode acabar acarretando em mais aglomerações”, diz.

Atualmente as vendas nos mercados se encontram estabilizadas e o consumidor passa por uma transição, na qual passa a comprar itens mais básicos e essenciais, evitando neste momento adquirir produtos de categoria Premium. “Percebemos que depois do movimento de compra para estoque, o momento é de repor os itens”, afirma.

“Os consumidores estão em busca de produtos mais necessários. Notamos um aumento na procura de macarrão, biscoito, bolacha e pão industrial neste momento. No entanto, houve uma queda quando se fala em produtos diários, como o pão francês”, enfatiza Pompilio.

Para a Abitrigo, há dois pontos que precisam de muita atenção: abastecimento e precificação. Na reunião online, Rubens Barbosa afirma que a associação está em contato com o governo e com outros países para alinhar questões como o suprimento para o mercado interno do trigo importado. “A importação está com um aumento de preço muito significativo, por isso estamos tomando medidas junto aos órgãos competentes para permitir a importação do grão sem custos adicionais”, pontua.

“Em relação ao abastecimento para a ponta da linha, nós estamos trabalhando junto ao Ministério da Infraestrutura para eliminar alguns pontos como o impedimento de passagem de caminhoneiros em algumas cidades que restringiam esta entrada, fatores que possam dificultar a logística de entrega no destino final”, conclui Barbosa.

Deixe sua opinião