Encontro online debateu perspectivas e tendências do mercado de embalagens para os Moinhos

Abitrigo
19/03/2021

Representantes de moinhos de todo o Brasil se reuniram, virtualmente, na tarde de 18 de março, para debater as perspectivas do mercado de embalagens para o mercado de farinha de trigo. A videoconferência, promovida pela Abitrigo, reuniu o sócio-diretor da Ano 2000 Representações de Embalagens, Lucas Serralha Mendes e o diretor de embalagens da Klabin, Douglas Dalmasi, que apresentaram as tendências e um panorama do mercado de embalagens, com a moderação do diretor administrativo e financeiro do Anaconda, Eduardo Ferreira Santo.

“Depois do trigo, as embalagens e a energia são os dois maiores focos de atenção dos moinhos, pois afetam diretamente o preço de venda da farinha de trigo e a competitividade do setor. O encontro online teve como objetivo principal levar informações aos Moinhos e viabilizar assim que se organizem para os próximos meses”, explicou o superintendente da Abitrigo, Eduardo Assêncio.

Em sua apresentação, Mendes destacou o cenário dos últimos 15 meses do setor de embalagens plásticas, buscando fazer uma análise das perspectivas do mercado, mesmo com tantas variáveis. “O principal gargalo dos últimos meses foram as questões que interferiram nos custos e nas disponibilidades das matérias-primas para a produção das embalagens”, destacou.

Segundo ele, aumentos como o preço do barril do petróleo, do dólar impactaram diretamente os valores das embalagens, assim como o direcionamento de resinas para o mercado farmacêutico e hospitalar e fatores climáticos, que paralisaram as petroquímicas dos EUA. “Esse cenário foi preocupante não só para os moinhos, mas também para outros setores, que sofreram impactos de custos por conta da variação dos preços das embalagens. Esperamos, nos próximos meses, uma estabilização gradativa, com tendência a normalizar”, afirmou Lucas.

“Nossa orientação, para evitar problemas de abastecimento de embalagens é se planejar. Garantir um planejamento anual, independente da matéria-prima das embalagens, colocando pedidos antecipados é o melhor caminho para garantir menos impactos no negócio”, finalizou Mendes.

Embalagens de papel

No campo das embalagens de papel, Dalmasi apresentou as novidades do setor, destacando as ações realizadas para manter o abastecimento dos moinhos de forma efetiva. “Não tem como falar de perspectivas e demanda sem falar de sustentabilidade. Nosso trabalho está focado na busca por soluções que atendam às necessidades do mercado, mas também as questões sustentáveis”, pontuou.

Atualmente, a Klabin atua em diversos setores que estão diretamente ligados ao crescimento populacional, uma tendência mundial positiva para o mercado de embalagens. “Além disso, o aumento do E-commerce, o uso de materiais biodegradáveis, renováveis e recicláveis também são fatores que auxiliam na perspectiva de crescimento para esse setor. Temos uma projeção de expansão mundial nos próximos anos e esse cenário não é diferente para o Brasil”, ressaltou  Douglas.

No campo dos moinhos, a Klabin apresentou um gráfico de evolução da empresa no mercado de sacos de 25 kg de farinha de trigo que indica um crescimento expressivo desde 2007, quando apenas 700 mil sacos foram comercializados, contra 52 milhões em 2019. “Esse é o resultado de um trabalho de anos, que tem surtido efeito e nos anima a investir, ainda mais, em tecnologia para que esse crescimento seja mantido”, acrescentou.

Confira a videoconferência na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=jVThElxcVA0&t=2191s

Deixe sua opinião