Clima seco ameaça grãos de inverno na Ucrânia e na Rússia

Setor
28/10/2021

A continuação do clima seco pode prejudicar o plantio de grãos de inverno na Ucrânia e resultar em uma área semeada menor na Rússia, disseram analistas e meteorologistas nesta quarta-feira.

Agricultores na Rússia, o maior exportador mundial de trigo, semearam grãos de inverno em 17,5 milhões de hectares para a safra do próximo ano, abaixo dos 18,2 milhões de hectares em torno da mesma data um ano atrás, disse o Ministério da Agricultura.

A Ucrânia, também entre os maiores exportadores globais de grãos, havia plantado 6,5 milhões de hectares de safras de inverno, principalmente trigo de inverno, até 25 de outubro, representando 83% da área esperada.

A Rússia também deve começar o inverno com menor uso de fertilizantes em algumas regiões devido ao aumento dos preços globais dos nutrientes das safras, disse Dmitry Rylko, da consultoria agrícola IKAR.

No entanto, as condições climáticas na maioria das áreas são mais benéficas do que há um ano, disse Rylko, acrescentando que o declínio da semeadura pode ser compensado por uma grande área de plantio no sul da Rússia, onde a semeadura está ocorrendo em um ritmo recorde.

Não há dados disponíveis publicamente para apenas o trigo de inverno, que normalmente responde por 70% da safra russa.

“O cinturão de trigo do Mar Negro tem estado atipicamente seco nas últimas semanas”, disse Andrey Sizov da Sovecon, outra consultoria. “Muitas regiões receberam apenas de 30% a 60% da precipitação normal.”

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Deixe sua opinião