Clima quente e seco afetando a colheita de trigo de Oklahoma

Setor
25/01/2022

Mais de 94% do estado está passando por algum nível de seca, de acordo com o Monitor de Secas dos EUA. Embora a colheita de trigo geralmente comece em junho, o coordenador agrícola do Oklahoma Mesonet, Wes Lee, disse que a seca e as temperaturas quentes recordes em dezembro fizeram com que os produtores perdessem o potencial de renda no aspecto de pastoreio de gado do trigo de dupla finalidade.

Este é o trigo comumente cultivado no estado que é parcialmente pastado pelo gado antes de ser colhido para grãos.

“O componente de pastagem de gado dessa [cultura] foi praticamente um fracasso este ano porque simplesmente não conseguimos cultivar essa forragem de outono, ou forragem de inverno no início do inverno”, disse Lee. “Portanto, nossos ganhos de gado foram realmente leves este ano com base nisso, então os produtores não terão muito lucro com o gado no trigo.”

Lee disse que alguns produtores venderam o gado de volta ao mercado porque estavam esperando a chuva antes de permitir que o gado pastasse na safra.

Como o trigo é uma cultura de estação fria, não requer tanta chuva quanto uma cultura como o milho, que é cultivado no calor do verão. O trigo geralmente pode sobreviver com menos chuva do que o normal, mas esta estação tem sido excessiva. No entanto, Lee disse que ainda é possível ter uma boa safra este ano, se o estado tiver alguma chuva.

O estado está experimentando o padrão climático La Niña, que muitas vezes resulta em condições climáticas quentes e secas.

“Estamos recebendo exatamente o que os livros dizem que deveríamos experimentar no oeste de Oklahoma durante um ano do tipo La Niña”, disse Lee. “A maioria dos cientistas acredita que esse padrão vai enfraquecer e passar para um padrão neutro até o final de março. Então, até abril, esperamos estar em um padrão de chuva neutro ou normal a partir da primavera.”

Ele disse que o estado já passou por situações como essa antes e provavelmente passará por isso novamente. No entanto, ele também disse que o estado precisa de chuvas entre agora e abril para fazer a diferença na safra de trigo.

Fonte: Agrolink

Deixe sua opinião