Batalha da Rússia contra inflação afeta exportações de trigo

Setor
19/08/2021

A piora das perspectivas para a safra da Rússia e a tentativa do presidente Vladimir Putin de segurar a inflação afetam as exportações para um dos mercados de trigo mais importantes do país.

O trigo da Rússia se tornou menos competitivo com a introdução de impostos de exportação diante das queixas de Putin sobre os custos locais dos alimentos, enquanto o mau tempo prejudicou as lavouras. Com isso, nesta temporada os suprimentos russos responderam por apenas 20% das compras do Egito, o maior importador, o nível mais baixo em pelo menos sete anos, segundo dados compilados pela Bloomberg.

A Rússia tradicionalmente domina as vendas para o Egito graças às colheitas abundantes de grãos baratos, e perder participação de mercado nesta temporada é uma boa notícia para os fornecedores rivais do Mar Negro, como a Romênia. Ainda assim, as vendas menores no exterior até agora ofereceram pouca trégua para os preços no mercado russo, com os custos de trigo na máxima para esta época do ano em pelo menos uma década.

Os preços globais do trigo dispararam depois que os EUA surpreenderam mercados na semana passada com um grande corte na estimativa para a safra da Rússia, enquanto houve piora nas perspectivas de produção e problemas de qualidade em outros grandes produtores. As compras totais do Egito estão bem abaixo na última temporada devido aos preços mais altos.

Fonte: Yahoo Finanças

Deixe sua opinião