Argentina espera colher 17,5 milhões de toneladas na safra 20/21, segundo 15º Giro do Trigo

Abitrigo
10/12/2020

Evento online apresentou aos associados da Abitrigo um panorama do grão no país

A Abitrigo, em parceria com o Trigo Argentino, promoveu na tarde da quarta-feira, 09 de dezembro a 15ª edição do Giro do Trigo Abitrigo & Trigo Argentino, que por conta da pandemia, foi promovida de forma online.

Os associados da entidade brasileira foram convidados a percorrer, virtualmente, as principais regiões produtoras de trigo na Argentina, onde foram apresentadas as condições da Safra Argentina 20/21 em Córdoba, Santa Fé, Rosário, Entre Rios, Bahia Blanca e Buenos Aires.

“Essa é uma parceria que fazemos com nossos parceiros de várias regiões do país, há alguns anos e, por conta da pandemia não pudemos fazer presencialmente, como nos anos anteriores. Mesmo de forma online, esse encontro online é muito importante e útil para os moinhos brasileiros”, destacou o presidente-executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, na abertura do evento.

“Essa é uma experiência única. Uma oportunidade de, em uma hora, apresentarmos um panorama de todo o trigo na Argentina. A ideia deste Giro é resumir a situação do trigo argentino, que não registrou uma safra simples, por conta das condições climáticas. Esperamos que essa apresentação sirva como um guia de como será nossa campanha 20/21 para a relação comercial que teremos com o Brasil”, destacou o Presidente de la Cámara Arbitral de la Bolsa de Cereales de Buenos Aires, Javier Buján.

Um vídeo, produzido pelas seis câmaras arbitrais do país, proporcionou aos participantes um tour virtual pelas diferentes regiões agroclimáticas, onde se realiza a produção de trigo argentino.

A apresentação teve como objetivo estabelecer um único dado, em toneladas, para a produção do grão no país, destacando as diferenças climáticas das regiões produtoras e a possibilidade de oferecer ao mundo diferentes qualidades de trigo, sem perder o volume de produção.

Segundo dados, as condições climáticas ao longo de 2020 foram irregulares. A seca esteve presente em sete das sub-regiões produtoras, deixando efeitos pouco desejáveis na produção.

Com os dados coletados e apresentados ao longo do evento virtual, a Argentina espera registrar, na safra 20/21, a produção de aproximadamente 17,5 milhões de toneladas de trigo, sendo esse o volume máximo estimado pelas câmaras.

O evento completo, com a apresentação da atual situação de cada uma das regiões produtores e o breve resumo feito por seus representantes pode ser conferida na íntegra no canal do YouTube da Abitrigo.

Deixe sua opinião